Processo Seletivo IBAMA – PrevFogo: edital publicado

Essa notícia foi publicada em 24 de abril de 2023

O mais novo processo seletivo do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) liberou três editais em Diário Oficial da União, totalizando 1.093 vagas temporárias para os cargos de Brigadista, Chefe de Esquadrão e Supervisor Estadual de Brigadas do Prevfogo. Confira neste artigo mais detalhes sobre os certames.

Do cargo

Brigadista – É de responsabilidade do brigadista executar as atividades relacionadas ao manejo integrado do fogo, incluindo prevenção, uso do fogo, monitoramento, preparação e combate a incêndios florestais. É importante estar pronto para atuar em operações de combate de grande porte a qualquer momento.

Chefe de Esquadrão – É responsabilidade do comandante do esquadrão de brigadistas liderar as atividades de prevenção e combate, além de elaborar e executar o plano semanal de trabalho. Além disso, deve garantir a manutenção adequada dos equipamentos, materiais e veículos da Brigada e estar disponível para participar de operações de combate de grande porte a qualquer momento.

Chefe de Brigada – Como Chefe de Brigada, é responsabilidade executar as atividades administrativas relacionadas à brigada, coordenar a hierarquia de comando dos chefes de esquadrão e brigadistas, enviar relatórios gerenciais e representar o Prevfogo na área local. Além disso, é fundamental estar disponível para atuar em operações de combate de grande porte a qualquer momento.

Superior Estadual de Brigadas – Apoiar as ações técnico-administrativas das Coordenações Estaduais do Prevfogo e gerenciar as Brigadas do Prevfogo sob sua responsabilidade.

Das vagas e lotação

As oportunidades estão distribuídas da seguinte forma:

Edital nº 3/2023: 825 vagas

  • Brigadista: AM, BA, GO, MA, MG, MS, PA, PI, PR, RO, SP
  • Chefe de Esquadrão: AM, BA, GO, MA, MG, MS, PA, PI, PR, RO, SP
  • Chefe de Brigada: AM, BA, GO, MA, MG, MS, PA, PI, PR, RO, SP

Edital nº 4/2023: 249 vagas 

  • Brigadista: BA, CE, DF, GO, MS, RJ, RO
  • Chefe de Esquadrão: BA, CE, DF, GO, MS, RJ, RO
  • Chefe de Brigada: BA, CE, DF, GO, MS, RJ, RO

Edital nº 5/2023: 19 vagas

  • Supervisor Estadual de Brigadas: AM, BA, MA, MS, PA, RJ, RO, SP

Etapas e cronograma

Todos os inscritos concorrerão para a função de Brigadista de Prevenção e Combate, sendo selecionados para o Curso de Formação de Brigada, com duração de cinco dias, e carga horária total de 40 horas. A seleção dos candidatos para as funções de Chefe de Brigada e Chefe de Esquadrão será realizada com base na classificação final e nos requisitos específicos de cada função.

Os candidatos aprovados no curso de formação e que preencham os requisitos específicos para a função de Chefe de Brigada serão submetidos a uma avaliação de conhecimentos específicos, que incluirá informática e/ou habilidades na elaboração e preenchimento de documentos relacionados às atribuições da função.

As inscrições podem ser realizadas gratuitamente de forma presencial nos locais e prazos de cada edital.

O processo seletivo contará com as seguintes etapas, podendo variar a exigência de acordo com cada localidade:

  • Avaliação Curricular, de caráter classificatório;
  • Teste de Aptidão Física (TAF), de caráter eliminatório e classificatório;
  • Teste de Habilidades no Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA), de caráter eliminatório e classificatório;
  • Curso de Formação, de caráter eliminatório e classificatório;