Como se Preparar Para um Concurso Público?

preparando para concurso

Essa notícia foi publicada em 8 de abril de 2020

Você precisa muito estudar mas está sem criatividade sobre como começar de uma forma que realmente te a ajudar a manter o foco e alcançar seus objetivos?

Confira este artigo e acompanhe as demais estratégias para você começar os seus estudos com muita força de vontade!

Todo concurseiro sabe que não é fácil manter o foco, diante de muitas expectativas, alguns sentimentos e emoções podem abalar psicologicamente! Então, na maioria dos casos as pessoas se frustram, e muitos acabam perdendo o foco, deixando muitas vezes o objetivo de alcançar aquela vaga para o próximo ano.

Infelizmente, quando você tem um sonho, mas não um foco em si, esse objetivo acaba sendo apenas um sonho mesmo, não tem jeito! Só é possível realizar mantendo o foco todos os dias, sem nenhuma distração! Isso porque a prática de estudar remete a um aluno disciplinado e concentrado.

Portanto, se você precisa começar a estudar para Concurso Público, tenha apenas certeza do que você realmente quer e pra quando quer!

1. Tenha em mente que é difícil pessoas que conseguem sempre “chutar” bem nas respostas, pode ter certeza que aquela pessoa que resolveu chutar na prova ficou com muito medo de não ter conseguido passar!

Você realmente quer viver por algo sem ter nenhuma certeza?

Quando você opta por estudar de verdade, a maioria da respostas vem com clareza na mente, coisas que antes pareciam difíceis, com dedicação e prática tornam-se um tanto habituais.

2. Não perca mais tempo! O quanto puder se adiantar é ainda melhor! Adiante-se. Não tem jeito. Imprevistos sempre acontecem na vida de todo mundo, garante já o básico de algumas explicações para poder estudar com mais facilidade.

3. Por acaso já te aconselharam a esperar por um edital para começar os seus estudos porque te garantiram que é lá que estará os conteúdos que irão cair na prova?

Esqueça disso imediatamente! Se adiante como já mencionado. Com o edital publicado, você apenas terá cerca de 60 dias até a data da prova.

Há toda uma banca de grandes avaliadores, e bastante conteúdo! A dica é estudar o que caiu no edital anterior.

4. Voltando a falar sobre foco, você já sabe qual área escolher? Essa etapa é muito importante para você realmente focar no que você quer! Seja objetivo!

Por que isso?

Você precisa entender que as áreas de Tribunais, Fiscal, Controle, Polícia, Legislativo, Saúde, Educação, Bancário, entre outros, e cada um deles exige um conhecimento específico.

5. Pensando em começar amanhã a estudar? Nem pensar! Abra um caderno e já comece a planejar o que você irá estudar nas próximas horas. Esforço é ação!

6. Ao começar a estudar, sempre lembre que estudo exige prática! Não deixe de praticar, muitos estudos que você levou um tempo estudando, podem ser esquecidos!

7. Se organize e se planeje periodicamente!

É preciso sempre se reinventar! Muitas vezes alguns tipos de estudos não dão resultados. Sempre opte por etapas com mais dinâmicas, faça jogos de adivinhação, faça sempre exercícios de lógica, estude através de áudios, de videoaulas, de livros, enfim, você quem decide! Para quem faz cursinho, sempre lembre que só o cursinho não adianta, estudar em casa também é obrigatório!

8. Invista em materiais de estudo. Isso é muito importante, não dá pra sempre encontrar conteúdos na Internet, investindo em um material você também poderá contar por qualidade em exercícios e lições.

9. Sempre trabalhe bem o seu psicológico! Você conhece o que é meditação? Já tentou fazer exercícios? Músicas te relaxam? Sempre separe uma parte do seu dia para relaxar. Lembre-se que todos somos capazes de tudo, basta focar do jeito certo!

10. Invista em livros de pessoas que tem experiência no assunto! Tem muitas pessoas que possuem expertise no assunto e pode te dar grandes lições de como superar cada fase do processo de estudo!

11. Assista canais no YouTube. Muitos canais no YouTube ajudam muito em diferente áreas de estudo.

12. Tenha um local adequado para estudar, procure silêncio. Apenas deixe sua mente trabalhar, não permita que nada interfira no seu estudo! Que tal esquecer do celular enquanto você estuda? Saiba que o celular é uma das maiores distrações, quando você menos percebe, você está lá usando e atrapalhando sua rotina de estudo!

13. Não escolha uma determinada área por não ser tão concorrida porque provavelmente você poderá se frustrar futuramente com a área escolhida, ou então, no caso, muitas pessoas poderão fazer o mesmo e ter um maior número de pessoas buscando a mesma vaga!

14. Uma vez por semana pratique as mesmas horas de estudo que o concurso oferece! Assim você terá prática em cada minuto proporcionado.

15. Avalie se você está apto para a área escolhida. Às vezes, mesmo quando as oportunidades chegam, por mais felizes que ficamos, é preciso saber entender quando é a sua hora também.

  • Você tem curiosidade sobre quais disciplinas normalmente são exigidas nos concursos públicos?

Veja:

Língua Portuguesa, Lógica, Matemática básica, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Informática, Língua Estrangeira, além de disciplinas específicas, como Economia e Finanças públicas, Direito Civil, Direito Processual, Direito Penal, Direito Tributário, Contabilidade, Administração e Gestão Pública entre outras.

Empresas mais concorridas por conta de sua remuneração:

Procuradorias, Fiscal, Banco Central, BNDES, Agências Reguladoras, Ministério da Fazenda e Ministério do Planejamento.

Conquanto, optar pelo concurso público é uma área que conta com um processo seletivo que tem por objetivo avaliar candidatos concorrentes a um cargo efetivo de uma entidade governamental de uma nação, sendo muito popular por sua estabilidade.

Todo o concurso é muito bem preparado e bem organizado, e somente se destaca aqueles que realmente fizeram sua parte antes do concurso, e é por isso que estudar é muito necessário. Não trata-se de algo simples, mas de algo que exige um grande esforço contínuo. Se você quer garantir uma vaga, esqueça sua zona de conforto!

O processo geralmente é preparado por empresas especializadas ou instituições. No Brasil, os concursos públicos são enxergados como uma  excelente opção devido aos benefícios que oferecem, com maior foco para a estabilidade profissional proporcionada e aos altos salários pagos, muitas vezes para pessoas de somente nível médio, não precisando de um ensino superior.

Por isso, tenha foco e se dedique, pois, a hora de você ser aprovado vai chegar!