Processo Seletivo DPE/MA: inscrições abertas

Essa notícia foi publicada em 16 de janeiro de 2024

A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) publicou edital de 03 vagas para profissionais de nível superior, além de formação de cadastro reserva de aprovados. Confira neste artigo mais detalhes sobre o certame.

Sobre o órgão

A Defensoria Pública do Estado do Maranhão é uma instituição pública que tem como objetivo prestar assistência jurídica gratuita e integral a pessoas que não possuem condições financeiras para arcar com os custos de um advogado. Ela foi criada pela Lei Complementar 19, de 11 de janeiro de 1994, e efetivamente instalada em 2001.

A Defensoria Pública do Estado do Maranhão tem como missão garantir o acesso à justiça, a promoção dos direitos humanos e a defesa dos direitos individuais e coletivos, especialmente daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A instituição oferece atendimento presencial em diversos núcleos espalhados pelo estado, além de atendimento móvel em mais de 70 localidades.

Das vagas

Do total, há vagas de ampla concorrência e vagas reservadas para pessoas com deficiência (10%) e pessoas negras (30%). As oportunidades estão distribuídas em:

  • Assessor Jurídico: 01 vaga + 10 CR;
  • Assistente Social: 01 vaga + 10 CR;
  • Profissional habilitado para emissão de laudo em Topografia e Cartografia Social: 01 vaga + 10 CR.

Etapas e cronograma

As inscrições podem ser realizadas no site da banca organizadora no período de 11 a 18 de janeiro de 2024, sem taxa de inscrição.

O processo seletivo será composto por análise curricular e prova escrita discursiva.