Concurso Petrobrás: confirmado

Essa notícia foi publicada em 15 de agosto de 2023

Boas notícias para quem estava esperando pelo novo concurso Petrobras! A empresa anunciou que vai abrir um edital para preencher 458 vagas de nível médio. Ainda não se sabe quais são as carreiras confirmadas, mas espera-se que todas as informações sejam publicadas ainda este ano.

Sobre o órgão

A Petrobras é uma empresa petrolífera brasileira. Ela se dedica à exploração, produção, refino, transporte e comercialização de petróleo e seus derivados, além do gás natural. Ela foi criada em 1953, durante o governo de Getúlio Vargas, como uma empresa estatal de petróleo. Hoje, ela é a maior produtora de petróleo do Brasil e uma das maiores do mundo.

Situação atual

No dia 1º de agosto de 2023, a diretora de Assuntos Corporativos da Petrobras, Clarice Coppetti, confirmou a realização do novo concurso da empresa. De acordo com informações iniciais, o edital que será divulgado contemplará vagas direcionadas a profissionais com formação técnica de nível médio.

Essa iniciativa visa aprimorar os serviços oferecidos pela estatal, alinhando-se com um conjunto de novas medidas que vêm sendo implementadas ao longo do tempo. Além disso, a Petrobras está empenhada em promover a diversidade e planeja reservar cotas entre as vagas disponibilizadas no concurso.

Juntamente com o anúncio sobre o novo concurso, a Petrobras também confirmou a convocação de 2.710 candidatos que obtiveram aprovação em certames anteriores. A intenção é convocar 1.350 novos profissionais de nível superior que integram o cadastro reserva do concurso realizado em 2021.

Segundo as informações preliminares, serão chamados os profissionais mais bem classificados nas principais áreas de Engenharia, assim como em Administração, Economia, Geologia, Geofísica, Análise de Sistemas e Ciência de Dados.

As restantes 820 convocações destinam-se aos candidatos aprovados no processo seletivo de 2023 para nível técnico, realizado no início deste ano. Eles terão a oportunidade de contribuir tanto na produção do Campo de Búzios (RJ), quanto no setor de refino da empresa.

Movimentações nos últimos anos

O Cebraspe foi a instituição organizadora do último processo seletivo da Petrobrás. O certame mais recente, no início deste ano, ofereceu 373 vagas efetivas no cargo de Profissional Petrobras de Nível Técnico Júnior. As oportunidades foram para as ênfases:

  • Enfermagem do Trabalho;
  • Inspeção de Equipamentos e Instalações;
  • Logística de Transportes – Controle;
  • Manutenção – Elétrica;
  • Manutenção – Instrumentação;
  • Manutenção – Mecânica;
  • Operação;
  • Operação de Lastro;
  • Projetos, Construção e Montagem – Elétrica;
  • Projetos, Construção e Montagem – Mecânica;
  • Segurança do Trabalho;
  • Suprimento de Bens e Serviços – Administração.

No ano de 2021, a Petrobras realizou outro concurso, sob sua própria coordenação, com validade até maio de 2024. O edital trouxe uma disponibilidade de 757 vagas imediatas e mais 3.780 vagas em reserva, sendo que na ocasião 1.184 candidatos foram convocados.