Concurso MP/RJ: edital publicado

Essa notícia foi publicada em 21 de dezembro de 2023

Já está publicado o edital do XXXVII Concurso para ingresso na Classe Inicial da Carreira do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP/RJ). São 12 vagas para o cargo de Promotor de Justiça Substituto, de classe inicial. O edital foi publicado em Diário Oficial Eletrônico em 19 de dezembro de 2023 | Edição nº 1.256 | Páginas 79-100. Confira neste artigo mais detalhes sobre o certame.

Sobre o órgão

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) é a instância no Estado do Rio de Janeiro do Ministério Público, que tem como objetivo defender os direitos dos cidadãos e os interesses da sociedade. O MPRJ atua em diversas áreas, como cidadania, cível, criminal, eleitoral, meio ambiente, saúde, entre outras. O MPRJ é composto por procuradores e promotores de justiça, que exercem suas funções junto ao Tribunal de Justiça, às comarcas e às Promotorias de Justiça.

Do cargo e vagas

São atribuições do Promotor de Justiça Substituto, além das mencionadas na Constituição Federal, na Lei
Orgânica Nacional do Ministério Público, na Constituição do Estado do Rio de Janeiro e em outras leis, as previstas na Lei Complementar Estadual nº 106/2003.

Do total, há vagas de ampla concorrência e vagas reservadas para pessoas com deficiência (5%), candidatos negros e indígenas (20%) e pessoas com hipossuficiência econômica (10%).

Etapas e cronograma

As inscrições podem ser realizadas no site da banca organizadora no período de 2 de janeiro a 8 de fevereiro de 2024, com taxa de participação de R$300,00.

O concurso contará nas etapas:

  • Prova preambular objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Provas escritas especializadas, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Inscrição definitiva, investigação social e de higidez física e mental, todas de caráter eliminatório;
  • Provas orais, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de títulos, de caráter classificatório;
  • Prova Escrita de Língua Portuguesa, de caráter classificatório.

Último concurso

O último certame para ingresso na carreira de magistratura ocorreu em 2021, ofertando 15 vagas para o cargo de Promotor de Justiça Substituto, sob organização do próprio órgão.

Provas anteriores