Concurso MEC: inscrições abertas

Essa notícia foi publicada em 11 de agosto de 2023

Já está em andamento o novo concurso para o MEC (Ministério da Educação). O edital visa preencher 220 vagas de nível superior para o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais. Confira neste artigo mais detalhes sobre o certame.

Do cargo e vagas

Do total, há vagas para ampla concorrência (165) e vagas reservadas para candidatos com deficiência (11) e candidatos negros (44%).

Entre as atividades a serem exercidas estão: sob a orientação de um superior, realizar trabalhos pedagógicos de qualidade, buscando soluções para a educação, a orientação educacional, a gestão escolar e a educação em saúde.

Etapas e cronograma

As inscrições poderão ser realizadas no site da banca organizadora no período de 9 a 28 de agosto, com taxa de participação de R$80,00.

O concurso contará com as fases de seleção:

  1. Exame de Habilidades e Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório;
    • P1 – Objetiva: Conhecimentos básicos (Língua Portuguesa, Legislação e Ética na Administração Pública, Noções de Direito Constitucional, Noções de Administração Pública, Atualidades)
    • P2 – Objetiva: Conhecimentos específicos (Políticas Públicas, Legislação Educacional, Fundamentos da Educação)
    • P3 – Discursiva
  2. Avaliação Biopsicossocial e Procedimento de Heteroidentificação, de caráter eliminatório.

Último concurso

Apesar de terem havido outros certames para o órgão nos últimos anos, tratavam-se de processos seletivos simplificados. O último concurso ocorreu em 2009, ofertando 265 vagas para o cargo de Assistente Administrativo, sob organização do CESPE (atual Cebraspe).

Provas anteriores