Concurso Marinha – Quadro Técnico de Praças: edital publicado

Essa notícia foi publicada em 5 de junho de 2023

O Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha do Brasil publicou novo edital, totalizando 10 vagas para o Quadro Técnico de Praças da Armada do Corpo de Praças da Armada (CP-QTPA), no cargo de Terceiro-Sargento, para atuarem na operação e manutenção de submarinos e instalações nucleares da Marinha. Confira neste artigo mais detalhes sobre o certame.

Distribuição das vagas

Do total, há vagas de ampla concorrência e vagas reservadas para candidatos negros (20%).

As oportunidades são para as áreas técnicas de:

  • Eletroeletrônica – Sistemas de Controle e Eletricidade: 04 vagas;
  • Mecânica – Sistemas de Máquina e Propulsão e Motores: 06 vagas.

Do curso

Após aprovado, inicialmente o candidato será matriculado no Curso de Formação de Sargentos (C-FSG) como Praça Especial, com o grau hierárquico equivalente ao de Cabo. Após obter aprovação neste curso, será nomeado Terceiro-Sargento do Quadro Técnico de Praças da Armada (QTPA).

O C-FSG é dividido em dois módulos: o Módulo 1 – Formação Militar Naval (FMN-QTPA) e o Módulo 2 – Compatibilização Técnica para a Especialidade (CT-QTPA). O Módulo 1 prepara o aluno para desempenhar funções específicas da graduação de Terceiro-Sargento do QTPA. O Módulo 2 amplia e atualiza os conhecimentos do aluno, adaptando a formação técnica de nível médio adquirida no meio civil às competências necessárias nas especialidades de Sistemas de Controle e Eletricidade, Sistemas de Máquinas e Propulsão, e Motores, respectivamente.

Ao final do Módulo 1 do C-FSG, os alunos, de acordo com sua classificação, escolhem uma especialidade. Os alunos da Área Técnica de Eletroeletrônica optam pela especialidade de Sistemas de Controle e Eletricidade, enquanto os alunos da Área Técnica de Mecânica escolhem entre as especialidades de Sistemas de Máquinas e Propulsão ou Motores.

Os alunos que obtiverem sucesso no C-FSG serão matriculados no C-Subespec-SB para Praças, que tem uma duração de aproximadamente 24 semanas e é realizado no Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché (CIAMA). O objetivo do Curso de Subespecialização de Submarinos (C-Subespec-SB) é capacitar os Terceiros-Sargentos do QTPA para realizar desempenhar atividades especiais nas áreas de aviação naval e submarinos, que requerem habilidades ou qualificações complementares às fornecidas pela especialização inicial.

Etapas e cronograma

As inscrições poderão ser realizadas no site da Marinha no período de 24 de julho a 20 de agosto, com taxa de participação de R$75,00.

O concurso contará com as fases de seleção:

  1. Prova Escrita Objetiva de Conhecimentos Profissionais por Área Técnica e Redação, de caráter eliminatório e classificatório;
  2. Eventos Complementares
    • Verificação de Dados Biográficos, de caráter eliminatório;
    • Teste de Aptidão Física (natação e corrida), de caráter eliminatório;
    • Verificação de documentos, de caráter eliminatório;
    • Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;
    • Inspeção de Saúde, de caráter eliminatório;
  3. Período de Adaptação;

Eventos posteriores ao Concurso:

  • Curso de Formação de Sargentos para o QTPA (eliminatório e classificatório);
  • Curso de Subespecialização de Submarinos para Praças (eliminatório).