Concurso Marinha – Quadros Complementares de Oficiais: edital publicado

Essa notícia foi publicada em 28 de abril de 2023

O concurso Marinha do Brasil 2023 está com novo edital publicado, totalizando 09 vagas de nível superior para os Quadros Complementares de Oficiais Fuzileiros Navais, do Corpo da Armada e Intendentes (CP-QC-CA/FN/IM). Confira neste artigo mais detalhes sobre os certames.

Distribuição das vagas

As vagas estão dispostas da seguinte forma:

  • Quadro Complementar – Corpo da Armada (QC-CA): 03 vagas

É o Corpo de Oficiais que conduz, opera e mantém os navios de guerra, de pesquisa e de apoio da Marinha do Brasil e executa funções administrativas e operativas em organizações militares de terra. Há vagas para as Áreas de Concentração em Eletrônica, Concentração em Máquinas e Concentração em Sistemas de Armas, nas habilitações de Engenharia em diversas especialidades.

  • Quadro Complementar – Corpo de Fuzileiros Navais (QC-FN): 01 vaga

É o Corpo de Oficiais que exercem cargos relativos à aplicação do Poder Naval e seu preparo, em especial nas operações anfíbias. Há vagas para a Área de Concentração em Cartografia com habilitação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura.

  • Quadro Complementar – Corpo de Intendentes (QC-IM): 05 vagas

É o Corpo de Oficiais que exercem cargos e funções relativos à aplicação e ao preparo do Poder Naval, que visam ao atendimento das atividades logísticas e das relacionadas com a economia, as finanças, o patrimônio, a administração e o controle interno. Há vagas para as habilitações em Administração, Ciências Contábeis e Economia.

Do curso

O Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), localizado no Rio de Janeiro, será o local onde será realizado o Curso de Formação de Oficiais (CFO). Este curso será em regime de semi-internato, no período de 34 semanas, e os alunos serão designados como Guarda-Marinha.

No decorrer do CFO, os alunos farão um Estágio de Aplicação (EA), que tem como objetivo adaptá-los às características do serviço naval, complementar sua formação militar-naval e realizar avaliações complementares para o desempenho de funções técnicas e administrativas. Esse estágio será realizado em Organizações Militares (OM) especialmente designadas para esse fim, sob a supervisão do CIAW e terá a duração de 1 semana para o QC-CA, 3 semanas para o QC-IM e 10 semanas para o QC-FN.

Após a conclusão do CFO, todos os formandos iniciam suas carreiras no posto de Segundo-Tenente.

Etapas e cronograma

As inscrições poderão ser realizadas no site da Marinha no período de 7 a 25 de junho, com taxa de participação de R$140,00.

O concurso contará com as fases de seleção:

  1. Prova Escrita Objetiva de Conhecimentos Profissionais e Inglês, de caráter eliminatório e classificatório;
  2. Redação, de caráter eliminatório e classificatório;
  3. Eventos Complementares
    • Verificação de dados biográficos, de caráter eliminatório;
    • Inspeção de Saúde, de caráter eliminatório;
    • Teste de Aptidão Física (natação e corrida), de caráter eliminatório;
    • Prova de Títulos, de caráter classificatório;
    • Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;
    • Verificação de documentos, de caráter eliminatório.