Ícone do site

Concurso Marinha do Brasil (CPACN): edital publicado

Essa notícia foi publicada em 13 de fevereiro de 2023

O concurso Marinha do Brasil, destinado à admissão em Colégio Naval (CN), está com edital publicado, ofertando 131 vagas no curso de formação, para candidatos de nível fundamental completo. Confira neste artigo mais detalhes sobre o certame.

Distribuição das vagas e carreira

Do total, além das vagas de ampla concorrência para candidatos do sexo masculino (95) e para candidatos do sexo feminino (10), também há vagas reservadas para candidatos negros (24 masculino e 02 feminino).

O Colégio Naval (CN) é um estabelecimento de ensino da Marinha localizado em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, cujo propósito é selecionar alunos para o Curso de Graduação da Escola Naval (EN).

O Curso conduzido pelo CN, denominado “Curso de Preparação de Aspirantes”, é destinado ao preparo intelectual e físico do aluno visando uma futura seleção para o ingresso na EN, ministrando o Ensino Básico em nível médio concomitantemente com o Ensino Militar-Naval. O ciclo escolar terá a duração de três anos letivos e será conduzido em regime de internato.

O Ensino Militar-Naval (Instrução Militar-Naval e Educação Física) busca desenvolver nos alunos os atributos morais e cívicos, bem como a sua aptidão física, além de transmitir conhecimentos Militares-Navais mínimos necessários para despertar e aumentar a motivação pela carreira naval.

A aprovação no CN permite ao aluno receber o Certificado de Conclusão do Ensino Médio acompanhado da respectiva Ficha Histórico Escolar, e também, o Certificado de Reservista Naval.

Etapas e cronograma

As inscrições poderão ser realizadas no site da Marinha do Brasil no período de 13 de fevereiro a 12 de março, com taxa de participação de R$100,00.

O concurso contará com duas fases de seleção:

  1. Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  2. Redação, de caráter eliminatório e classificatório;
  3. Eventos Complementares, de caráter eliminatório;
    • Inspeção de Saúde;
    • Teste de Aptidão Física de Ingresso;
    • Avaliação Psicológica;
    • Verificação de Documentos;

Prova Objetiva

Teste de Aptidão Física

Sair da versão mobile