Ícone do site

Concurso Marinha – Corpo de Saúde: edital publicado

Essa notícia foi publicada em 27 de abril de 2023

O concurso Marinha do Brasil 2023 está com três novos editais publicados, totalizando 33 vagas de nível superior para oficiais do corpo de saúde. Confira neste artigo mais detalhes sobre os certames.

Distribuição das vagas

As vagas estão dispostas da seguinte forma:

Edital para Oficiais atuarem na Medicina assistencial (Ambulatórios, Policlínicas e Hospitais Navais), Medicina operativa (navios e tropas), Medicina pericial (Juntas de Saúde) e pesquisas médicas (em Instituto de Pesquisas Biomédicas). Há vagas para as especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Radiologia, Anestesiologia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Psiquiatria, Ortopedia e Traumatologia.

Edital para Oficiais para o exercício de funções nas especialidades de Endodontia, Odontopediatria, Periodontia e Prótese Dentária.

Edital para Oficiais nas profissões de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição.

Do curso

O Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), localizado no Rio de Janeiro, será o local onde será realizado o Curso de Formação de Oficiais (CFO). Este curso terá duração de cerca de 34 semanas, em regime de semi-internato, e os alunos serão designados como Guarda-Marinha.

No decorrer do CFO, os alunos terão a oportunidade de fazer um Estágio de Aplicação (EA), com duração de até 17 semanas, que tem como objetivo adaptá-los às características do serviço naval, complementar sua formação militar-naval e realizar avaliações complementares para o desempenho de funções técnicas e administrativas. Esse estágio será realizado em Organizações Militares (OM) especialmente designadas para esse fim, sob a supervisão do CIAW.

Após a conclusão do CFO, todos os formandos iniciam suas carreiras no posto de Primeiro-Tenente.

Etapas e cronograma

As inscrições poderão ser realizadas no site da Marinha no período de 7 a 25 de junho, com taxa de participação de R$140,00.

O concurso contará com as fases de seleção:

  1. Prova Escrita Objetiva de Conhecimentos Profissionais, de caráter eliminatório e classificatório;
  2. Redação, de caráter eliminatório e classificatório;
  3. Eventos Complementares
    • Verificação de dados biográficos, de caráter eliminatório;
    • Inspeção de Saúde, de caráter eliminatório;
    • Teste de Aptidão Física (natação e corrida), de caráter eliminatório;
    • Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;
    • Verificação de documentos, de caráter eliminatório;
    • Prova de Títulos, de caráter classificatório.
Sair da versão mobile