Concurso INPE: editais publicados

Essa notícia foi publicada em 9 de outubro de 2023

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgou dois editais com oportunidades destinadas a profissionais de nível superior para reposição do seu quadro de servidores federais, totalizando 93 vagas. As publicações se encontram em Diário Oficial da União, Edição 193, Seção 3, a partir da página 40. Confira neste artigo mais detalhes sobre os certames.

Sobre o órgão

O INPE é o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, um instituto federal brasileiro dedicado à pesquisa e exploração espacial, criado em 1961. O INPE desenvolve, opera e utiliza sistemas espaciais ou com acesso ao espaço para o avanço da ciência, da tecnologia e das aplicações nas áreas do espaço exterior e do ambiente terrestre.

O INPE tem como missão produzir ciência e tecnologia nas áreas espacial e do ambiente terrestre e oferecer produtos e serviços singulares em benefício do Brasil. O INPE também realiza pesquisas na área da fusão nuclear, tendo projetado e construído o ETE (Experimento Tokamak Esférico), um reator de fusão experimental.

O INPE tem instalações em doze cidades: São Paulo, Brasília, Alcântara, Atibaia, Belém, Cachoeira Paulista, Cuiabá, Eusébio, Natal, Santa Maria, São Martinho da Serra e São Luís e sua sede está na cidade de São José dos Campos, estado de São Paulo. O INPE se insere na comunidade científica internacional por meio de cooperações com outros países e participação em projetos de pesquisa espacial.

Das vagas

As oportunidades são para:

Edital nº 1/2023

  • Tecnologista Pleno I: 21 vagas;
  • Tecnologista Júnior I: 28 vagas;

Edital nº 2/2023

  • Pesquisador Adjunto (Padrão I): 43 vagas;
  • Pesquisador Associado (Padrão I): 01 vaga.

Etapas e cronograma

As inscrições podem ser realizadas no site da banca organizadora no prazo de 31 de outubro a 4 de dezembro, com taxa de participação que varia de R$110 a R$160, dependendo do cargo pretendido.

O concurso contará com as seguintes etapas de seleção:

  • Provas Objetivas, de caráter eliminatório e classificatório (Apenas para Tecnologista);
  • Provas Discursivas, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova Oral e Defesa de Memorial, de caráter classificatório (Apenas para Pesquisador);
  • Prova de Títulos, de caráter classificatório.

Último concurso

O último certame para o órgão ocorreu em 2014, ofertando vagas para as carreiras de Desenvolvimento Tecnológico e de Pesquisa, sob organização do próprio Instituto. Para ter acesso às provas e gabaritos anteriores, clique aqui.