Concurso Correios: banca contratada

Essa notícia foi publicada em 8 de abril de 2024

O primeiro edital do concurso dos Correios para 2024 está a caminho, com a confirmação do órgão de que ocorrerá no segundo semestre deste ano, incluindo dois editais. O Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) foi selecionado para organizar o concurso focado em Segurança do Trabalho, havendo possibilidade de também gerenciar o segundo edital, ainda pendente de confirmação.

A programação anunciada recentemente indica a contratação da banca em agosto, com o edital previsto para setembro e finalização do processo antes do fim do ano. Este avanço segue a confirmação de novos concursos feita pelo presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, visando a redução do déficit de pessoal que a estatal enfrenta, com mais de 7,6 mil posições em aberto.

Os preparativos estão em andamento, liderados por uma comissão organizadora interna. O concurso planeja abrir vagas para Engenheiros, Técnicos, Médicos e Enfermeiros na área de Segurança do Trabalho, além da expectativa de vagas para Carteiros e Operadores de Triagem e Transbordo, exigindo ensino médio.

Detalhes sobre o número de vagas e os cargos específicos para o segundo edital ainda estão sob análise. O cronograma preliminar aponta para o início das contratações em dezembro, seguindo um plano organizado em conjunto com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect).

Além da intenção de fortalecer a força de trabalho, os Correios buscam melhorar a qualidade dos serviços prestados, com a realização deste concurso sendo um compromisso da atual gestão.

Sobre o órgão

A legislação brasileira prevê o monopólio de carta, cartão postal, correspondência agrupada e telegrama para a União, e os Correios foram criados para desempenhar esse papel pelo Estado.

Oficialmente conhecidos como Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), os Correios são uma empresa pública federal responsável pela execução do sistema de envio e entrega de correspondências e encomendas no Brasil.

A extensa rede de agências também disponibiliza à população acesso a serviços de conveniência básicos, a consulta a órgãos de proteção ao crédito e a possibilidade de obter documentos como o CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Além disso, os Correios também prestam serviços de apoio logístico e social ao governo em todas as esferas. Isso inclui a distribuição de vacinas, remédios, livros didáticos para escolas, serviços bancários e até a entrega das provas do ENEM.

Movimentações nos últimos anos

O último certame foi realizado em 2017, sob responsabilidade do Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES), ofertando 88 vagas distribuídas em cargos de nível superior e médio nas áreas de Medicina e Segurança do Trabalho, consistindo em etapa de seleção de provas escritas objetivas.

Provas anteriores