Concurso Biblioteca Nacional: solicitado

Essa notícia foi publicada em 22 de agosto de 2023

Ainda neste ano, pode sair o edital do concurso para a Fundação Biblioteca Nacional! Segundo informações preliminares, a fundação solicitou pelo menos 76 vagas, e o pedido será analisado pela pasta da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos. O certame é muito aguardado pelos concurseiros, pois o último edital é de quase 10 anos atrás.

Sobre o órgão

A Fundação Biblioteca Nacional é a instituição responsável pelo patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, considerada uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior da América Latina. Ela foi criada em 1810, quando a família real portuguesa trouxe para o Brasil cerca de 60 mil livros e documentos que formaram o seu acervo inicial.

A Fundação Biblioteca Nacional oferece diversos serviços e programas culturais, como o registro de direitos autorais, o apoio à tradução e publicação de autores brasileiros no exterior, a concessão de bolsas de pesquisa, a reprodução de materiais do acervo, a realização de exposições, entre outros. A sede da Fundação Biblioteca Nacional fica na Avenida Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro, em um prédio neoclássico inaugurado em 1910.

Situação atual

Atualmente, a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) conta com cerca de 625 servidores ativos e 298 inativos em seu quadro de pessoal. Além disso, há 70 pensionistas vinculados à fundação. Esses dados foram obtidos em agosto pelo Portal da Transparência. A fundação também tem cerca de 200 cargos desocupados, o que aumenta a urgência de um novo concurso Biblioteca Nacional.

A nova seleção visa preencher o quadro de pessoal da Biblioteca Nacional, que está com déficit de servidores desde o último concurso. Foram solicitadas 76 vagas para cargos de nível superior, que ainda não foram confirmados, mas podem contemplar as carreiras de Técnico em Documentação, Analista de Administração, Bibliotecário, e Profissional Técnico Superior.

Movimentações nos últimos anos

O certame mais recente ocorreu em 2014, sob organização do IDECAN (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional), ofertando 40 vagas distribuídas nos cargos de Bibliotecário (20), Técnico em Documentação I – Biblioteconomia (13) e Técnico em Documentação I – Arquivologia (07).