Concurso Banco do Brasil: inscrições abertas

Essa notícia foi publicada em 27 de dezembro de 2022. Atualizado em 24 de fevereiro de 2023.

O Banco do Brasil (BB) está com inscrições abertas em concurso para o cargo de Escriturário. O edital nº 01/2022 prevê 4.000 vagas imediatas e 2.000 para formação de cadastro reserva. Do total, haverá 5% de reserva para Pessoas com Deficiência (PcD) e 20% para candidatos negros. Confira neste artigo mais detalhes sobre o certame.

Dos cargos

De acordo com o edital, “O cargo de Escriturário possui nomenclaturas específicas, que variam de acordo com a unidade em que o Escriturário está lotado”, mas apesar de nomes distintos (Agente de Tecnologia e Agente Comercial), ambos possuem as mesmas responsabilidades.

Entre as principais atribuições, estão: prestação de orientações aos clientes sobre produtos e serviços oferecidos pelo Conglomerado BB; execução de análise e conferência de documentos; preparação e processamento de documentos e correspondências; atualização de registros; presteza e cortesia no atendimento ao cliente; manutenção e organização dos arquivos sob sua guarda; execução de tarefas burocráticas padronizadas; execução de aplicações financeiras de clientes, segundo as normas estabelecidas; recolhimento e manipulação de informações cadastrais e dados estatísticos; operacionalização de equipamentos de escritório e de atendimento ao cliente e usuário; qualidade e tempestividade dos serviços sob sua condução; adoção de demais ações necessárias para o cumprimento dos objetivos definidos para sua Unidade e para resguardar interesses do Conglomerado BB, nos assuntos relacionados à sua área de atuação.

Das vagas

As oportunidades estão distribuídas entre os estados:

Agente de Tecnologia: São Paulo (SP) e Distrito Federal (DF);

Agente Comercial: Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE), Tocantins (TO) e Distrito Federal (DF).

Etapas e cronograma

As inscrições poderão ser realizadas no site da banca organizadora até 3 de março de 2023, com taxa de participação de R$50,00.

A seleção constará em duas etapas:

Prova Objetiva – de caráter eliminatório e classificatório

  • Língua Portuguesa
  • Língua Inglesa
  • Matemática
  • Atualidades do Mercado Financeiro
  • Matemática Financeira (apenas para Agente Comercial)
  • Probabilidade e Estatística (apenas para Agente de Tecnologia)
  • Conhecimentos Bancários
  • Conhecimentos de Informática (apenas para Agente Comercial)
  • Tecnologia da Informação (apenas para Agente de Tecnologia)
  • Vendas e Negociação (apenas para Agente Comercial)

Prova de Redação – de caráter eliminatório

Último concurso

O último certame para o cargo de Escriturário do Banco do Brasil ocorreu em 2021, e ofertava 4.480 vagas, entre imediatas e formação de cadastro reserva. A seleção foi organizada pela Fundação Cesgranrio e contou com duas etapas: prova objetiva e prova de redação.

Provas anteriores