Concurso Bacen: banca contratada

Essa notícia foi publicada em 24 de novembro de 2023

O concurso para o Banco Central do Brasil (BCB) recebeu aval para preenchimento de 100 vagas no cargo de Analista em concurso público, de acordo com a portaria MGI nº 3.620/2023. O edital está previsto para ser publicado em breve, de acordo com o extrato de dispensa de licitação para contratação do Cebraspe como responsável pela organização do certame, oficializado em Diário Oficial da União no dia 14 de novembro de 2023.

Sobre o órgão

O Banco Central do Brasil, comumente conhecido como Bacen, é uma autarquia federal autônoma que tem como principal função assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda nacional e do sistema financeiro. O Bacen é responsável por regular e fiscalizar as instituições financeiras que operam no país, controlar a quantidade de dinheiro em circulação, emitir o dinheiro em espécie, gerenciar as reservas internacionais e definir a taxa básica de juros (Selic), que influencia a inflação e o crescimento econômico. O Bacen também é chamado de “banco dos bancos”, pois ele é o depositário das contas dos bancos comerciais e supervisiona as transações entre eles. O Bacen não é uma instituição exclusiva do Brasil, mas existe em vários países do mundo, com diferentes graus de autonomia e atribuições. O Bacen foi criado pela Lei nº 4.595/1964 e teve sua autonomia estabelecida pela Lei Complementar nº 179/2021.

Movimentações nos últimos anos

O último certame foi realizado em 2013, sob responsabilidade do Cespe (atual Cebraspe), ofertando 500 vagas distribuídas nos cargos de Técnico (nível médio) e Analista (nível superior) em diversas especialidades, consistindo em etapas de seleção de provas escritas objetivas e discursivas.

Confira também: Previsão Vagas e Cargos Concurso Bacen