Concurso Aeronáutica (ITA): inscrições abertas

Essa notícia foi publicada em 5 de junho de 2023

Já está em andamento o concurso da Aeronáutica. O edital visa preenchimento de 150 vagas de nível médio para os Quadros de Oficiais Engenheiros da Ativa (QOEng) e da Reserva, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Confira neste artigo mais detalhes sobre o certame.

Distribuição das vagas

As oportunidades estão divididas em:

QOEng/Ativa 

Destinadas exclusivamente para candidatos que tenham interesse em ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng) da Ativa da Força Aérea Brasileira. São 36 vagas, sendo 28 de ampla concorrência e 08 para candidatos cotistas.

QOEng/Reserva

Destinadas aos candidatos que não tenham interesse em ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Força Aérea Brasileira, mas ingressando no Quadro de Engenheiros da Reserva da Aeronáutica. São 114 vagas, sendo 91 de ampla concorrência e 23 para candidatos cotistas.

Do curso

Os Cursos de Graduação em Engenharia no ITA têm uma duração de 5 anos, divididos em duas partes distintas. Os dois primeiros anos compõem o Curso Fundamental, que abrange conteúdos básicos de Engenharia. Os três últimos anos correspondem aos Cursos Profissionais, que são específicos para cada especialidade de Engenharia disponível no ITA: Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica Aeronáutica. Durante o quarto semestre do Curso Fundamental, os alunos participarão de um processo coordenado pela IG-DAE para escolher e definir suas especialidades.

O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos (CPORAER-SJ), tem como objetivo formar Aspirantes-a-Oficial da Reserva da Aeronáutica de 2ª Classe através do Curso de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica (CPOR).

Todos os alunos do CPOR são militares na condição de Aluno de Órgão de Formação de Oficiais da Reserva. Eles usam uniformes, participam de instruções e cerimônias militares e se preparam para o oficialato, cumprindo, quando necessário, o serviço militar em nível compatível com suas aptidões técnicas e profissionais.

O CPOR é dividido em três fases: a primeira fase, com aproximadamente 30 dias de duração, ocorre antes do início das aulas do 1º ano do Curso Fundamental do ITA e é realizada em regime de internato, com os alunos focados exclusivamente nas atividades militares sob coordenação do CPORAER-SJ. A segunda fase segue uma grade curricular específica definida pelo CPORAER-SJ, que ocorre simultaneamente ao 1º ano letivo do ITA. A terceira fase é exclusiva para os alunos da Ativa e também segue uma grade curricular específica definida pelo CPORAER-SJ, ocorrendo simultaneamente ao 2º ano do Curso Fundamental do ITA.

Após a conclusão bem-sucedida do CPOR e do Curso Fundamental do ITA, os alunos que ocupam vagas na Ativa são submetidos a um Processo de Convocação para o Serviço Ativo da Aeronáutica, que inclui a realização de uma Inspeção de Saúde, um Exame de Aptidão Psicológica, um Teste de Aptidão do Condicionamento Físico, um desempenho satisfatório no CPOR e uma avaliação dos aspectos éticos e morais profissionais, conforme definido no Estatuto dos Militares. Se considerados aptos, eles são convocados para o Serviço Ativo da Aeronáutica como Praça Especial, no posto de Aspirante-a-Oficial, de acordo com o Estatuto dos Militares, recebendo remuneração apropriada. Eles também são obrigados a realizar o Estágio de Preparação de Oficiais Engenheiros (EPOE) simultaneamente ao Curso Profissional de Graduação em Engenharia do ITA, preparando-os para futura admissão no QOEng.

Após a conclusão do Curso de Graduação com aproveitamento, de acordo com o Projeto Pedagógico do ITA, os alunos que são convocados como Aspirantes-a-Oficial e ocupam vagas na Ativa serão promovidos ao posto de 1º Tenente do Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Aeronáutica. Eles serão designados para as Organizações Militares do COMAER, conforme a conveniência e necessidade administrativa.

Nessas Organizações, os graduados praticarão e aprimorarão seus conhecimentos, podendo progredir hierarquicamente até o posto de Coronel, desde que atendam aos pré-requisitos estabelecidos, sejam selecionados dentro das vagas disponíveis para esses postos e sejam aprovados nos cursos de carreira obrigatórios, de acordo com a legislação vigente.

Por decisão discricionária do Presidente da República, com base no critério de “escolha” e de acordo com as condições específicas estabelecidas na legislação vigente, um Coronel Engenheiro pode ser promovido até o posto de Major Brigadeiro Engenheiro.

Os alunos da Reserva que tenham sido declarados Aspirantes-a-Oficial de Infantaria de Guarda da Reserva da Aeronáutica e concluído com aproveitamento o Curso de Engenharia do ITA serão incluídos no Quadro de Oficiais Engenheiros da Reserva da Aeronáutica como Aspirantes-a-Oficial Engenheiro.

Etapas e cronograma

As inscrições podem ser realizadas no site do Instituto no período de 2 de junho a 16 de julho, com taxa de participação de R$195,00.

O concurso contará com as seguintes etapas:

  • 1ª Fase: Exame de Escolaridade
    • Prova Objetiva de Matemática, Física, Química, Português e Inglês
  • 2ª Fase: Exame de Escolaridade
    • Prova Dissertativa de Matemática, Física, Química
    • Redação
  • 3ª Fase: Inspeção de Saúde