Concurso Aeronáutica (CIAAR): edital publicado

Essa notícia foi publicada em 13 de fevereiro de 2023

O concurso Aeronáutica destinado à admissão na Força Aérea Brasileira (FAB), está com seis editais publicados, totalizando 208 vagas em cursos de adaptação para candidatos de nível superior. A notícia pode ser lida na íntegra no site oficial da FAB. Confira neste artigo mais detalhes sobre os certames.

Distribuição das vagas

As vagas estão dispostas da seguinte forma:

Edital para o exame de admissão ao curso de Adaptação de Farmacêuticos da Aeronáutica, com vagas para as especialidades de Farmácia Bioquímica e Farmácia Hospitalar.

Edital para o exame de admissão ao curso de Adaptação de Dentistas da Aeronáutica, com vagas para as especialidades de Dentística, Endodontia, Ortodontia e Periodontia.

Edital para o exame de admissão ao curso de Adaptação de Médicos da Aeronáutica, com vagas para as especialidades de Anestesiologia, Anatomia Patológica, Cancerologia, Cardiologia, Cirurgia Cardíaca, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Hematologia, Hemoterapia, Infectologia, Medicina Intensiva, Medicina de Família e Comunidade, Nefrologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Radiologia, Urologia.

Edital para o exame de admissão ao estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica, com vagas para as áreas das Engenharias Civil, Computação, Eletrônica, Elétrica, Mecânica e Telecomunicações.

Edital para o exame de admissão ao exame de Adaptação de Oficiais de Apoio da Aeronáutica, com vagas para as áreas: Administração, Análise de Sistemas, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Pedagogia, Psicologia, Serviços Jurídicos e Serviço Social.

Edital para o exame de admissão ao exame de Instrução e Adaptação de Capelães da Aeronáutica, na especialidade de Sacerdote Católico Apostólico Romano.

Os candidatos aprovados em concurso, farão o curso/estágio no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) em 2024, na cidade de Lagoa Santa (MG), durante 17 semanas, aproximadamente. Após a conclusão, o aluno será nomeado Segundo Tenente, no caso dos capelães, e Primeiro Tenente, no caso de outras especialidades.

Etapas e cronograma

As inscrições poderão ser realizadas no site da FAB no período de 13 de fevereiro a 13 de março, com taxa de participação de R$130,00.

O concurso contará com as fases de seleção:

  1. Provas Escritas, de caráter eliminatório e classificatório;
  2. Prova Prático-Oral, de caráter eliminatório e classificatório (Apenas para IE/EA CAFAR, IE/EA CADAR e IE/EA CAMAR);
  3. Eventos Complementares, de caráter eliminatório;
    • Verificação de dados biográficos e profissionais;
    • Inspeção de Saúde;
    • Teste de Aptidão Psicológica;
    • Teste de Avaliação de Condicionamento Físico;
    • Validação Documental.

Provas Escritas

  • Gramática e Interpretação de Texto
  • Conhecimentos Especializados relativos à especialidade pretendida
  • Redação (Exceto para IE/EA CAMAR)

Teste de Avaliação de Condicionamento Físico

  • Flexão e Extensão dos membros superiores com apoio de frente sobre o solo: mínimo de 21 repetições para o sexo masculino e 12 repetições para o sexo feminino;
  • Flexão e Extensão do tronco sobre as coxas (1 minuto): mínimo de 34 repetições para o sexo masculino e 29 repetições para o sexo feminino;
  • Corrida – 12 minutos: mínimo 2.200 metros para o sexo masculino e 1.650 metros para o sexo feminino.