USP abre concurso para Professor Titular com salário de R$ 24 mil; veja áreas e inscrições

A Universidade de São Paulo (USP) abriu um concurso público que visa à contratação de Professor Titular para atuar em áreas especializadas. As áreas contempladas são: Estomatologia Clínica, Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais, Patologia Geral e Periodontia.

Quem for selecionado precisa se dedicar exclusivamente à pesquisa e ao ensino, em troca, a remuneração mensal é de R$ 24.309,11. Os interessados podem se inscrever no período de 10 de setembro de 2025 a 9 de março de 2026 no site da USP.

Em geral, os membros da banca são professores com ampla experiência em concursos acadêmicos, com histórico consolidado em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Isso significa que o nível de exigência é elevado, valorizando não apenas o conhecimento técnico, mas também a capacidade de comunicação, articulação de ideias e profundidade intelectual.

O processo seletivo é composto por três etapas principais: o julgamento do memorial, a prova pública oral de erudição e a prova pública de arguição. No julgamento do memorial, a banca avalia toda a trajetória acadêmica e profissional do candidato, incluindo publicações, orientações, participação em eventos científicos, projetos de pesquisa e contribuições para a área do conhecimento.

A prova oral de erudição é aquele momento decisivo em que o candidato precisa mostrar que realmente entende do que fala, respondendo a perguntas inesperadas ou desenvolvendo temas sorteados, amparado por tudo que acumulou ao longo da carreira. Já a prova de arguição é um diálogo mais direto com os avaliadores, no qual são exploradas questões mais específicas do conhecimento científico, bem como aspectos pedagógicos e éticos da atuação docente.

Como é Trabalhar na Universidade de São Paulo (USP)

Ser aprovado nesse concurso representa mais do que um avanço na carreira acadêmica, é a oportunidade de fazer parte de uma das mais prestigiadas universidades da América Latina. A USP se destaca pela qualidade no ensino, pela força na pesquisa e pelo trabalho com a comunidade. Conta com laboratórios bem equipados, incentiva novas ideias e mantém uma convivência ativa entre seus diversos institutos e departamentos. É comum que os professores também assumam funções administrativas, como chefia de departamentos ou coordenação de programas de pós-graduação.

Nas áreas específicas deste concurso, como Estomatologia Clínica e Periodontia, espera-se que o docente atue também em clínicas universitárias, prestando atendimento supervisionado, além de desenvolver pesquisas clínicas e laboratoriais de ponta. Antes de qualquer coisa, vale dar uma boa olhada no edital e entender como serão avaliados os candidatos. Isso ajuda a direcionar os estudos com mais segurança. Fazer do memorial uma leitura clara e focada nas partes mais marcantes da sua caminhada torna tudo mais fácil de entender. Vale a pena também simular situações da prova oral, ensaiar explicações acessíveis para assuntos mais técnicos e pensar em como responder as possíveis investidas da banca com clareza e segurança. Estar bem atualizado sobre o que há de mais recente em pesquisas científicas e políticas públicas na área fará diferença na arguição.

Concursos como este oferecem não apenas uma excelente remuneração, mas a chance de impactar positivamente a formação de novos profissionais e a produção de conhecimento. Para quem tem vocação para o ensino, paixão pela pesquisa e vontade de contribuir com uma instituição de excelência, essa é uma oportunidade única.