Ícone do site

Processo Seletivo Marinha Mercante – Oficiais: edital publicado

Essa notícia foi publicada em 11 de maio de 2023

Já está em andamento o processo seletivo para admissão às Escolas de formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM/2024). O edital foi publicado em 9 de maio, ofertando 293 vagas (sendo 174 vagas para o CIAGA e 119 vagas para o CIABA) para o quadro de Oficiais de Máquinas e de Náutica da Marinha Mercante, que são Aquaviários do 1º Grupo – Marítimos. Confira neste artigo mais detalhes sobre o certame.

Dos cargos

As oportunidades são para:

O papel do Oficial de Máquinas no navio é gerenciar e manter os diversos sistemas de máquinas, motores e equipamentos, desde a operação até a manutenção. Ele começa sua carreira marítima como Oficial de Quarto de Máquinas e avança para o cargo de Subchefe de Máquinas, e finalmente para o de Chefe de Máquinas. Como Chefe de Máquinas, ele é o principal responsável pelo gerenciamento de todas as instalações de máquinas, incluindo aquelas que movimentam grandes navios mercantes pelos oceanos.

O Oficial de Náutica é encarregado de operar e gerenciar os equipamentos de convés, navegação e comunicações no navio. Sua carreira marítima começa como Oficial de Quarto de Navegação, avança para o cargo de Imediato e, em seguida, para o de Comandante. Como Comandante, ele é o responsável máximo pela condução de navios mercantes pelos mares do mundo.

Do curso

Os cursos serão ministrados em regime de internato nas organizações militares da MB: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), localizado no Rio de Janeiro-RJ e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém-PA.

Cada curso terá dois períodos. O primeiro período consiste em 06 semestres letivos. O segundo período é composto de um estágio embarcado que dura no mínimo 12 meses e não deve ultrapassar 24 meses. O estágio é realizado em navios mercantes, de apoio marítimo (“offshore”) e/ou plataformas.

Durante o período acadêmico, os alunos de Praticantes de Oficial de Máquinas ou de Náutica aprenderão disciplinas comuns. Depois do segundo semestre letivo, o aluno poderá escolher a especialização em Praticante de Oficial de Máquinas (FOMQ) ou Praticante de Oficial de Náutica (FONT). A escolha será baseada em sua classificação de desempenho escolar nesses 02 primeiros semestres comuns, considerando o número de vagas estabelecidas. Os alunos que não conseguirem uma vaga no curso de sua escolha serão matriculados no outro. Ao final do período acadêmico, o aluno será declarado Praticante de Oficial de Máquinas ou de Náutica.

Simultaneamente com a matrícula no primeiro ano escolar, o aluno será matriculado no Curso do Núcleo de Formação de Oficiais para a Reserva da Marinha (NFORM) do CIAGA ou do CIABA, como militar ativo da MB, Aluno de Órgão de Formação de Oficiais da Reserva, com precedência sobre os Cabos. Se concluir com êxito o sexto semestre do Curso do NFORM, será nomeado Guarda-Marinha da Reserva de 2ª Classe da Marinha (GM-RM2).

A conclusão do Curso do NFORM ocorre após a conclusão do período de estágio de instrução de, no mínimo, 10 dias, realizado a bordo de navios da MB, que começa após o término do sexto semestre do curso. Após o estágio de instrução, o aluno será licenciado do Serviço Ativo da Marinha e, para efeitos de serviço militar, desligado do CIAGA ou CIABA, mas permanecerá como Praticante de Oficial, matriculado no FOMQ ou FONT, no respectivo Centro de Instrução, para a realização do estágio embarcado.

Após a conclusão bem-sucedida do curso, que só ocorre após a aprovação no estágio embarcado, o Praticante de Oficial será nomeado como Segundo Oficial de Máquinas ou de Náutica da Marinha Mercante e receberá um Certificado de Competência com validade internacional, de acordo com a legislação vigente; diplomado como Bacharel em Ciências Náuticas, visto que os cursos são reconhecidos como cursos de graduação; nomeado como Segundo-Tenente da Reserva de 2ª Classe da Marinha (2ºTen-RM2).

Etapas e cronograma

As inscrições poderão ser realizadas no site da Marinha no período de 15 a 25 de maio, com taxa de participação de R$65,00.

O concurso contará com as fases de seleção:

  1. Exame de Conhecimentos (Provas Escritas de Português, Redação, Inglês, Matemática e Física), de caráter eliminatório e classificatório;
  2. Seleção Psicofísica (Exames Médicos), de caráter eliminatório;
  3. Teste de Suficiência Física (Corrida e Natação), de caráter eliminatório;
  4. Período de Adaptação e Verificação de Documentos, de caráter eliminatório.
Sair da versão mobile