Ícone do site

Processo Seletivo Marinha Mercante – Aquaviários: inscrições abertas

Essa notícia foi publicada em 18 de maio de 2023

Já está em andamento o processo seletivo para admissão aos Cursos de Formação de Aquaviários para Marinheiro Fluvial de Convés (CFAQ-MFC), Marinheiro Fluvial de Máquinas (CFAQ-MFM), Moço de Convés (CFAQ-MOC) e Moço de Máquinas (CFAQ-MOM). O edital nº 03/2023 oferta 120 vagas (30 para cada curso). Confira neste artigo mais detalhes sobre o certame.

Dos cargos

As oportunidades são para:

O Marinheiro Fluvial de Convés é um Aquaviário do 2º Grupo (Fluviários), habilitado no nível 3. Suas funções na Navegação Interior são as seguintes:

a) Comandante (CMT) de embarcações com até 50 AB: que transportam passageiros excluindo aquelas que transportam passageiros; e de embarcações que transportam passageiros, após um ano de embarque.
b) Imediato (IMT) de embarcações de até 300 AB.
c) Subalterno de Quarto de Navegação (SQN) em embarcações de qualquer AB.
d) Serviço Geral de Convés (SGC) em embarcações de qualquer AB.

O Marinheiro Fluvial de Máquinas é um Aquaviário do 2º Grupo (Fluviários), com habilitação no nível 3. Suas funções na Navegação Interior são as seguintes:

a) Chefe e Subchefe de Máquinas (CHM e SCM) em embarcações de até 500 KW.
b) Subalterno de Quarto de Máquinas (SQM) em embarcações de qualquer KW.
c) Serviço Gerais de Máquinas (SGM) em embarcações de qualquer KW.

O Moço de Convés é um Aquaviário do 1º Grupo – Marítimos, Seção de Convés, e possui habilitação no nível 3, com as seguintes capacidades e limitações:

a) Comandante (CMT) de embarcações de até 50 AB: exceto aquelas que transportam passageiros, após 6 meses de embarque na Navegação Interior e Apoio Marítimo; e de embarcações que transportam passageiros, somente após a conclusão do curso ESEP e comprovação de 1 ano de embarque na Navegação Interior e Apoio Marítimo.
c) Imediato (IMT) de embarcações de até 300 AB na Navegação Interior, nos limites das Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB).
d) Subalterno de Quarto de Navegação (SQN) em embarcações de qualquer AB, após 3 meses de efetivo embarque, em um período contínuo de 1 ano, tanto na navegação de Mar Aberto quanto na Navegação Interior.
e) Serviço Geral de Convés (SGC) em embarcações de qualquer AB, tanto na navegação de Mar Aberto quanto na Navegação Interior.

O Moço de Máquinas é um Aquaviário do 1º Grupo – Marítimos, Seção de Máquinas, e possui habilitação no nível 3, com as seguintes capacidades e limitações:

a) Chefe e Subchefe de Máquinas (CHM e SCM): em embarcações de até 250 kW na Navegação de Cabotagem e Apoio Marítimo; e em embarcações de até 500 kW na Navegação Interior.
b) Subalterno de Quarto de Máquinas (SQM-S/L) em embarcações de qualquer potência.
c) Serviço Geral de Máquinas (SGM-S/L) em embarcações de qualquer potência.

Do curso

Os cursos serão realizados no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), no Pará, em regime externato. Serão gratuitos, incluindo o fornecimento de material de ensino por empréstimo. Além disso, nos dias de aula, será oferecido complemento alimentar do EPM (Ensino Profissional Marítimo) com café da manhã, almoço e jantar.

Etapas e cronograma

As inscrições poderão ser realizadas no site da Marinha (PROCESSO SELETIVO CFAQ MFC/MFM/MOC/MOM 2023) no período de 17 a 24 de maio, com taxa de participação de R$8,00.

O concurso contará com as fases de seleção:

  1. Exame de Conhecimentos (Prova Escrita de Matemática e Língua Portuguesa), de caráter eliminatório e classificatório;
  2. Entrega e Verificação documental, de caráter eliminatório;
  3. Apresentação de Atestados Médicos e Teste de Suficiência Física (Natação e Permanência dentro d’água), de caráter eliminatório e classificatório.
Sair da versão mobile