Ícone do site

Previsão Vagas e Cargos Concurso MEC

Essa notícia foi publicada em 25 de abril de 2023

Um novo concurso para o Ministério da Educação (MEC) poderá acontecer em breve, oferecendo vagas para profissionais com níveis médio e superior.

Sobre o órgão

O Ministério da Educação (MEC) é um órgão do governo federal brasileiro responsável pela gestão e formulação de políticas públicas relacionadas à educação no país. Foi criado em 1930 e tem como objetivo principal promover o desenvolvimento educacional, científico e tecnológico do Brasil, buscando a garantia de um ensino de qualidade e igualdade de oportunidades para todos os cidadãos.

Entre as principais responsabilidades do MEC estão: a definição e implementação de políticas educacionais; a gestão dos sistemas de ensino; a formulação e execução de programas e projetos educacionais; a coordenação e supervisão da educação superior; a definição de normas e padrões para a educação em todos os níveis; e o desenvolvimento e avaliação do currículo escolar. O MEC também é responsável pela elaboração e gestão dos programas de financiamento estudantil, como o FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) e o ProUni (Programa Universidade para Todos), além de ser o responsável pela gestão do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Situação atual

Em entrevista ao jornal O Globo no último domingo (23/04), a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, mencionou a possibilidade de lançar um edital para o concurso do Ministério da Educação (MEC).

Por anos, o Ministério da Educação tem tentado obter autorização para abrir vagas efetivas por meio de concurso público, sem sucesso. Na mais recente solicitação, foram pedidas 688 vagas de níveis médio e superior, mas o MEC não confirmou os cargos, salários ou cidades em que os profissionais seriam alocados.

Com a recente declaração da ministra, é possível que o MEC faça um novo pedido para abertura de vagas. No entanto, não há cronograma ou anúncio efetivo para realização do concurso, e nenhum documento foi divulgado sobre os cargos, salários ou locais em que haverá abertura de oportunidades.

Vale ressaltar que o Ministério da Educação não publica um edital de concurso há mais de 13 anos e, portanto, possui cerca de 33 mil cargos vagos. De acordo com informações fornecidas pelo governo federal, o MEC dispõe de 34.461 posições de trabalho, entretanto somente 651 delas se encontram preenchidas.

Movimentações nos últimos anos

O certame mais recente foi realizado em 2009, sob responsabilidade do CESPE, ofertando 265 vagas para o cargo de Agente Administrativo (nível médio), consistindo em etapa única de seleção de prova objetiva.

Todos os candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas, assim como aqueles que surgiram durante o prazo de validade do concurso, foram designados para atuar em Brasília, no Distrito Federal.

Provas anteriores

Gabaritos

Sair da versão mobile