Ícone do site

Previsão Vagas e Cargos Concurso ICMBio

Essa notícia foi publicada em 21 de abril de 2023

Um novo concurso para o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) poderá acontecer em breve. O objetivo do órgão é preencher cerca de 887 vagas nos cargos de Analista e Técnico Ambientais.

Sobre o órgão

O ICMBio é uma autarquia federal brasileira vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, responsável pela gestão das unidades de conservação federais e outras áreas protegidas. Foi criado em 2007, com o objetivo de executar as políticas de conservação da biodiversidade e promover o uso sustentável dos recursos naturais. As atividades do ICMBio incluem monitoramento e fiscalização de áreas protegidas, pesquisa científica, desenvolvimento de programas de educação ambiental e manejo de recursos naturais.

Situação atual

Durante uma fala em seminário institucional sobre o déficit de servidores no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima em todo o país, a ministra Marina Silva sinalizou aval para a realização de novo concurso.

As informações sobre salários, quantidade de vagas e etapas do próximo concurso só serão confirmadas quando o edital for divulgado. No entanto, os candidatos que desejam se preparar com antecedência podem obter pistas a partir do concurso anterior, que foi realizado recentemente. Além disso, o edital do último concurso ainda está válido, e é esperada a convocação de candidatos aprovados do cadastro reserva.

Movimentações nos últimos anos

O certame mais recente foi realizado em 2021, sob responsabilidade do Cebraspe, ofertando 171 vagas distribuídas nos cargos de Técnico Ambiental (nível médio) e Analista Ambiental (nível superior) em diversas especialidades, consistindo em etapas de seleção de provas objetiva e discursiva.

Provas anteriores

Gabaritos

Sair da versão mobile