Ícone do site

Previsão Vagas e Cargos Concurso IBGE

Essa notícia foi publicada em 4 de maio de 2023

Um novo concurso para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) poderá acontecer em breve, oferecendo vagas para profissionais com níveis médio e superior.

Sobre o órgão

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é a principal agência de estatísticas do Brasil. Foi criado em 1936 com o objetivo de produzir informações estatísticas e geográficas para o país. Entre suas principais atividades estão a realização de censos demográficos, a produção de indicadores socioeconômicos e ambientais, a elaboração de pesquisas e estudos sobre diversos temas e a divulgação de informações estatísticas para a sociedade em geral. O IBGE é vinculado ao Ministério da Economia e sua sede fica no Rio de Janeiro, mas possui unidades em todo o país.

Situação atual

Recentemente, o órgão requisitou a abertura de mais de 3 mil vagas para o concurso IBGE ainda neste ano. As oportunidades são para cargos efetivos de nível médio (mais de 1,8 mil vagas) e superior (quase 1,2 mil vagas), com salários prováveis variando entre R$ 3,6 mil e R$ 9,3 mil. A solicitação foi feita logo após a declaração da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, sobre a retomada de certames federais. O novo pedido supera a solicitação de um ano atrás, quando foram requisitadas 2,5 mil vagas efetivas.

Movimentações nos últimos anos

O certame mais recente foi realizado em 2015, sob responsabilidade do FGV, ofertando 600 vagas nos cargos de Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas (nível médio); Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas (nível superior); e Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas (nível superior).

Provas anteriores

Sair da versão mobile