Ícone do site

Pensando em estudar para as carreiras fiscais?

Estudando para carreiras fiscais

Generalizando, os salários pagos aos servidores das áreas fiscais são os maiores do país. Com certeza esse é um dos melhores atrativos aos concurseiros dedicados à carreira fiscal. Além das excelentes remunerações, os servidores fiscais tem carreira muito bem definida com critérios de progressão claros e objetivos. Talvez o cargo mais cobiçado a nível nacional seja o de Auditor Fiscal da Receita Federal cujo requisito é formação em nível superior em qualquer área de formação, desde que o diploma seja reconhecido pelo MEC. Os salários iniciais passam dos R$ 21 mil e no topo da carreira chegam a atingir R$ 27 mil. Além da ótima remuneração os servidores contam com auxílios alimentação e saúde, bônus de eficiência e diversos outros benefícios.

Estudar para as carreiras fiscais significa preparar-se para as receitas federais, estaduais e municipais. Os concursos dessa área são famosos pela quantidade de conteúdos cobrados, mas vale lembrar que boa parte deles é comum em todas as provas, formando assim um “núcleo de matérias” da área fiscal. Mais especificamente, esse núcleo compreende as disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Matemático, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Contabilidade Geral e Avançada, e Auditoria. Dessas matérias, Português e Raciocínio Lógico-Matemático são matérias que demandam estudo constante devido ao grau de dificuldade exigido. Além disso, pode-se dizer que Direito Tributário e Contabilidade Geral e Avançada são o cerne dos concursos da área fiscal já que costumam ser as disciplinas com maior número de questões e melhor pontuadas. Vale ressaltar que Contabilidade é, geralmente, a matéria mais difícil, e são raros os casos em que outro conteúdo se sobrepõe ao de contabilidade no que diz respeito ao volume de matéria, grau de dificuldade e nível de aprofundamento.

Se, em algum momento, você decidir focar nos fiscos estaduais ou municipais, considere estudar Contabilidade de Custos, Direito Penal Direito Civil e Direito Comercial, pois são matérias comumente cobradas. Também cabe uma dica a respeito das legislações tributárias federal, estadual e municipal. Embora não sejam matérias com alto grau de dificuldade no quesito aprendizado, demandam muita atenção e dedicação do estudante, pois são repletas de detalhes específicos. Por isso é importante incluir esse conteúdo no seu ciclo de estudo assim que tiver um concurso em mente.

Se você estiver 100% focado na Receita Federal, saiba que deverá incluir em seu ciclo de estudos Comércio Internacional, Administração Pública, Legislação Aduaneira, Administração Geral, Direito Previdenciário e a tão famosa Estatística. Também vale falar sobre a relação custo x benefício ao estudar estatística. Considerando a Receita Federal, essa é uma das matérias que exige nível de compreensão elevado, e, nos casos em que o estudante já tem certa dificuldade com raciocínio lógico-matemático, pode ser que o número de questões cobradas na prova não compense a dedicação necessária ao estudar a matéria.

Para comprovar tudo o que vimos, olhe a tabela abaixo. Nela estão os resultados do levantamento realizado no site QConcursos, onde foram consideradas questões de diversas provas das carreiras fiscais. Observe o grau de importância de cada um dos conteúdos.

Matéria x Relevância

Legislação Estadual

13,18%

Português

12,66%

Contabilidade Geral

11,39%

Direito Tributário

11,31%

Direito Constitucional

5,77%

Direito Administrativo

5,71%

Economia

3,42%

Estatística

3,19%

Auditoria

3,19%

Direito Penal

3,06%

Direito Civil

2,41%

Contabilidade de Custos

2,39%

Bons estudos!

Sair da versão mobile