Ícone do site

Concursos Públicos Abertos para Segurança Pública

Última atualização: 11/04/2024

A área de segurança pública é ideal para pessoas jovens que tenham uma vocação por combater o crime queiram iniciar sua carreira no setor público.

Essas vagas costumam receber adicional por periculosidade, apresentam horários de trabalho por escalas e muitas vezes possuem provas de aptidão física, além das provas teóricas.

Os cargos mais comuns são para policial, Brigada Militar, Bombeiros, agentes penitenciários e funções relacionadas.

Lista de concursos abertos em 2024 para Segurança Pública:

Concurso Polícia Militar (MG)

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) publicou edital de 180 vagas de nível superior para admissão ao Curso de Formação de Oficiais (CFO) em 2024. As inscrições poderão ser realizadas no site da Polícia Militar no período de 5 de março a 4 de abril.

Concurso Exército (EsFCEx) – Oficiais

A Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (EsFCEx) publicou dois editais, totalizando 210 vagas de nível superior, para admissão aos Cursos de Formação de Oficiais 2025. As inscrições poderão ser realizadas no site do Exército no período de 1 de abril a 14 de junho. As oportunidades são para:

Quadro de Capelães Militares (CFO/QCM) e Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC): 47 vagas

Quadro de Oficiais em Serviço de Saúde (CFO/SSau): 162 vagas

Concurso Marinha do Brasil (CFO)

Foram publicados novos editais, totalizando 60 vagas de nível superior, para admissão ao Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Marinha do Brasil. As inscrições poderão ser realizadas no site da Marinha no período de 22 de abril a 8 de maio. As oportunidades são para:

Quadros Complementares (QC-CA/FN) – 2024

Corpo da Armada (CA)

Corpo de Fuzileiros Navais (FN)

Quadro Complementar (QC-IM) – 2024

Corpo de Intendentes da Marinha (IM)

Médicos no Corpo de Saúde Marinha (CSM-Md) – 2024

Quadro de Apoio – Corpo de Saúde Marinha (CSM-S) – 2024

Quadro de Cirurgiões-Dentistas (CSM-CD) – 2024

Concurso Exército (EsFCEx) – Cadetes

A Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (EsFCEx) publicou novo edital, totalizando 440 vagas de nível médio, para admissão ao Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha do Ensino Militar Bélico (CFO/LEMB). As inscrições poderão ser realizadas no site do Exército no período de 10 de abril a 21 de maio.

Concurso Polícia Militar (SP)

A Polícia Militar de São Paulo (PMSP) publicou edital de 2.700 vagas de nível médio para Soldados de 2ª Classe do Quadro de Praças de Polícia Militar (QPPM). As inscrições poderão ser realizadas no site da banca organizadora no período de 1 de abril a 8 de maio.

Concurso Exército (ESA) – Sargentos

A Escola de Sargentos de Armas (ESA) publicou edital de 1.115 vagas de nível médio para admissão no Curso de Formação de Sargentos – Geral, Música e Saúde em 2025. As inscrições poderão ser realizadas no site no período de 31 de março a 4 de maio. As oportunidades são para:

Área Geral

Área Músico

Área Saúde

O Sargento desta QMS desempenha missões que se destinam à promoção, proteção,
prevenção, reabilitação e recuperação da saúde dos integrantes da Força, bem como de
seus dependentes.

Concurso Polícia Penal (CE)

A Polícia Penal do Ceará (PPCE) publicou edital de 800 vagas de nível médio para o cargo de Policial Penal (antigo Agente Penitenciário). As inscrições poderão ser realizadas no site da banca organizadora no período de 26 de abril a 3 de junho.

Sair da versão mobile