Ícone do site

Concurso Tribunal Superior do Trabalho: inscrições abertas

Essa notícia foi publicada em 9 de janeiro de 2023

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) está com inscrições abertas em concurso unificado para ingresso na carreira da magistratura do trabalho. O edital nº 1/2023 foi publicado em 6 de janeiro, ofertando 300 vagas para o cargo de Juiz do Trabalho Substituto em diversos estados do país. Confira neste artigo mais detalhes sobre o certame.

Das vagas

Do total, há vagas de ampla concorrência, e vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD) e para candidatos negros. As oportunidades estão distribuídas entre os estados:

De acordo com o edital, alguns dos requisitos para investidura são possuir nível superior completo de bacharelado em Direito em instituição reconhecida pelo MEC e experiência mínima de três anos em atividade jurídica.

Etapas e cronograma

As inscrições poderão ser realizadas no site da banca organizadora até 15 de fevereiro de 2023, com taxa de participação de R$320,00.

A seleção constará em cinco etapas:

  1. Prova Objetiva Seletiva;
  2. Provas Escritas (Discursiva e Prática);
  3. Inscrição definitiva, Sindicância da vida pregressa e investigação social, Exame de sanidade física e mental, Exame psicotécnico;
  4. Prova Oral;
  5. Avaliação de Títulos.

Prova Objetiva Seletiva

De caráter eliminatório e classificatório as provas foram divididas em três blocos:

Provas Escritas – de caráter eliminatório e classificatório

Último concurso

O certame mais recente ocorreu em 2017, organizado pela Enamat (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho). Na ocasião foram ofertadas 165 vagas, sendo 132 de ampla concorrência, 7 reservadas para pessoas com deficiência (PcD) e 26 para candidatos negros. As oportunidades para o cargo de Juiz do Trabalho Substituto eram para atuação nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Pará, Amapá, Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Sair da versão mobile