Ícone do site

Concurso Polícia Militar RJ: edital publicado

Essa notícia foi publicada em 26 de maio de 2023

O edital nº 001/2023, publicado em Diário Oficial do Estado (Parte 1 Executivo, págs. 32-43), na data de hoje, se refere a abertura de concurso público de nível médio com 2.000 vagas (1.800 masculinas e 200 femininas) para admissão no Curso de Formação de Soldados do Quadro Policial Militar (QPMP-o). Confira neste artigo mais detalhes sobre o certame.

Das vagas

Do total, há vagas de ampla concorrência (1.260 masculino e 140 feminino), vagas reservadas para negros ou indígenas (360 masculino e 40 feminino) e vagas reservadas para candidatos hipossuficientes economicamente (180 masculino e 20 feminino).

Do cargo

O papel do Soldado Policial Militar do Estado, além das responsabilidades inerentes ao seu status como militar estadual, envolve as seguintes condições gerais e atribuições específicas, entre outras:

Além das disposições legais relacionadas à graduação do aluno, conhecido como Aluno Soldado Policial Militar, ele estará sujeito ao Regimento Interno do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças de Voluntários durante o Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar da Secretaria de Estado de Polícia Militar. Embora obrigatório, esse curso não faz parte do processo seletivo.

Etapas e cronograma

As inscrições podem ser realizadas no site da banca organizadora no prazo de 14 de junho a 12 de julho, com taxa de participação de R$100,00.

O concurso contará com as seguintes etapas de seleção:

Prova Escrita Objetiva

Avaliação Física

Sair da versão mobile