Ícone do site

Concurso PM SC: banca definida

Essa notícia foi publicada em 21 de outubro de 2022

Está oficialmente definido que a Cebraspe será a banca organizadora do próximo concurso da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, para provimento de vagas de nível superior para soldados e oficiais. No dia 29 de setembro de 2022 foi publicado no Diário Oficial a formalização da contratação da banca. São grandes as expectativas de que o edital seja publicado ainda em 2022! Confira neste artigo mais detalhes sobre o certame.

Distribuição das vagas e carreira

Estão previstas 550 vagas, sendo 500 para o cargo de Soldado e 50 para o cargo de Oficial.

Antes da nomeação ao cargo de Soldado, o candidato será matriculado como Aluno-Soldado do Curso de Formação de Soldados, com duração aproximada de 8 meses. Após formado, o Soldado PM de 3ª Classe será designado para atuar em uma das regiões policiais militares do Estado, tendo como lotação inicial um dos 295 municípios, de acordo com o interesse público e a sua classificação final no curso.

Para o cargo de Oficial, a investidura se concretiza no ato da matrícula no Curso de Formação de Oficiais, com duração de 2 anos, aproximadamente, dividido em 4 períodos, e fazendo jus à remuneração correspondente ao cargo de Aluno Oficial (Cadete). Após o término do curso, os Cadetes aprovados serão promovidos a Aspirantes-a-Oficial da PMSC e cumprirão estágio probatório pelo período de 6 meses. Após aprovação no estágio, mediante análise e aprovação da Comissão de Promoção de Oficiais (CPO), os Aspirantes-a-Oficial serão nomeados e promovidos a 2º Tenente, iniciando a carreira de Oficial da Polícia Militar de Santa Catarina.

Último concurso

O certame mais recente para o cargo de Soldado ocorreu em 2019. Na ocasião, o edital 042/2019 ofertou 1.000 vagas, sendo 800 para candidatos do sexo masculino e 200 para candidatos do sexo feminino. A primeira e segunda fase do concurso (inscrições e prova escrita) foram realizadas pelo INCAB (Instituto Carlos Augusto Bittencourt).

O certame mais recente para o cargo de Oficial ocorreu em 2017. Na ocasião, o edital 091/2017 ofertou 70 vagas, sendo 65 para candidatos do sexo masculino e 5 para candidatos do sexo feminino. A primeira e segunda fase do concurso (inscrições e prova escrita) foram realizadas pelo IOBV (Instituto O Barriga Verde), e foi retomado pelo Instituto AOCP em outubro de 2018, devido anulação da prova por motivo de vazamento preliminar do tema da redação, tendo a banca contratado os mesmos profissionais para elaboração da prova dissertativa e da prova de língua portuguesa.

Provas anteriores

Essa é uma excelente oportunidade para os interessados na carreira militar. O edital e os demais documentos do concurso serão publicados em breve no site da banca Cebaspre.

Sair da versão mobile