Ícone do site

Concurso para Juiz Substituto do Tribunal de Justiça de Goiás

Essa notícia foi publicada em 20 de janeiro de 2021

O concurso para ingresso na magistratura do Tribunal de Justiça de Goiás está autorizado desde 2019. Em outubro do mesmo ano o Desembargador Presidente da Comissão de Seleção do Tribunal, Gilberto Marques Filho, publicou por meio ofício a definição da banca organizadora do concurso – Fundação Carlos Chagas (FCC). A autorização do concurso é referente ao provimento de 43 vagas para Juízes Substitutos.

Vale lembrar que, em 15 de abril de 2020, o Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás decretou (decreto n° 767/2020) o Plano de Contingenciamento de Despesas, no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Goiás, em virtude do impacto da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). O ato impactou o andamento do concurso público, que não teve avanços significativos durante o ano de 2020.

Apesar de tudo isso, circula na internet a informação de que o Tribunal de Justiça de Goiás deverá determinar que o decreto 767/2020 seja alterado a fim de permitir a realização do concurso para Magistratura. Certamente essa ação é motivada pela carência de Juízes no Tribunal do Estado. De acordo com os dados do Portal de Transparência do TJ GO, atualmente, o órgão registra cerca de 100 cargos vagos de magistrados. Desse total, 47 são de juízes substitutos.

Remuneração

Os subsídios para a carreira da Magistratura do Tribunal de Justiça de Goiás obedecem a seguinte classificação:

Além do subsídio, é possível que sejam outorgadas aos Magistrados diversas vantagens, cujo caráter poderá ser permanente, eventual ou indenizatório, como exemplo:

Requisitos

Para iniciar na Magistratura, é necessário ser bacharel em Direito, e, até a etapa da inscrição definitiva, o candidato deverá comprovar três anos de atividade jurídica. Registre-se que são consideradas atividades jurídicas aquelas exercidas com exclusividade por bacharel em Direito, tais como:

Último concurso

O último certame para Juiz Substituto, em 2014, teve a primeira etapa organizada pela FCC e ofertou 57 vagas. Confira abaixo mais detalhes sobre cada etapa.

Primeira etapa – Caráter eliminatório e classificatório;

Prova Objetiva

Bloco I – 30 questões

Bloco II – 40 questões

Bloco III – 30 questões

Segunda etapa – Caráter eliminatório e classificatório;

Foram convocados para a segunda etapa os candidatos que tiveram aproveitamento mínimo de 30% em cada bloco e aproveitamento total igual ou superior a 60%. Nessa etapa, os candidatos foram submetidos a duas provas discursivas sendo:

Terceira etapa – em três fases, todas de caráter eliminatório;

Quarta etapa – Caráter eliminatório e classificatório;

A quarta etapa compreendeu a prova oral, realizada por meio de arguição dos candidatos em sessão pública. O conteúdo da prova oral se deu por meio de sorteio entre 5 assuntos, constantes no conteúdo programático do certame, que ocorreu 24 horas antes do início das arguições. Cada examinador dispôs de 15 minutos para arguir o candidato e pontuou as respostas em até 10 pontos, sendo exigido nota mínima de 6 pontos para lograr êxito na etapa.

Quinta etapa – Caráter classificatório;

A quinta etapa do concurso abordou a apresentação de títulos. Confira mais detalhes no Edital Juiz Substituto – GO – 2014.

Cálculo da nota final

A nota final dos candidatos foi calculada considerando-se a média ponderada das provas e o respectivo peso, da seguinte maneira:

O último certame registrou 5.678 inscritos, e, ao final de todas as etapas, foram considerados aprovados 52 candidatos sendo as notas de corte:

Sair da versão mobile