Ícone do site

Concurso Marinha (CIAW): edital publicado

Essa notícia foi publicada em 3 de abril de 2023

O concurso Marinha do Brasil 2023 está com três editais publicados, totalizando 40 vagas em Cursos de Formação de Oficiais (CFO) para candidatos de nível superior. Confira neste artigo mais detalhes sobre os certames.

Distribuição das vagas

As vagas estão dispostas da seguinte forma:

Edital para o Quadro de Capelães Navais do Corpo Auxiliar, para preenchimento de cargos técnico-administrativos que  visam  às  atividades  de  apoio  técnico  e  às  atividades  gerenciais  e  administrativas  em  geral,  além  das atividades inerentes à carreira militar. A vaga é exclusivamente para candidatos pertencentes à religião de Assembléia de Deus.

Edital para o Quadro Técnico do Corpo Auxiliar, para preenchimento de cargos técnico-administrativos nas áreas de: Arqueologia, Comunicação Social, Direito, Estatística, Informática/Especialidade Banco de Dados, Informática/Especialidade Desenvolvimento de Sistemas, Informática/Especialidade Infraestrutura de TI, Informática/Especialidade Segurança da Informação, Meteorologia, Museologia, Oceanografia, Pedagogia, Psicologia, Segurança do Tráfego Aquaviário.

Edital para o Corpo de Oficiais Engenheiros da Marinha, com vagas para as especialidades: Aeronáutica, Cartográfica, Civil, Produção, Sistemas de Computação, Telecomunicações, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Mecânica de Aeronáutica, Mecatrônica, Nuclear. São os profissionais responsáveis por: gerenciar e conduzir as atividades de pesquisa, desenvolvimento, manutenção e projetos de meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais e de seus equipamentos, além de realizar outras atividades específicas de cada especialidade na área de Engenharia.

Do curso

O Curso de Formação de Oficiais (CFO) será realizado no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), localizado no Rio de Janeiro, no período de 31 semanas, em regime de semi-internato. Os alunos estarão na condição de Guarda-Marinha.

Durante o CFO, o aluno fará um Estágio de Aplicação (EA), com duração de até 04 semanas, que tem por finalidade a adaptação às características do serviço naval inerentes à profissão, à complementação de sua formação militar-naval e a avaliação complementar para o desempenho de funções técnicas e administrativas, sendo este realizado em Organizações Militares (OM) especialmente designadas para tal, sob a supervisão do CIAW. Após a conclusão, todos os Oficiais iniciam a carreira no posto de Primeiro-Tenente.

Os Oficiais do Quadro de Capelães Navais podem chegar ao posto de Capitão de Fragata. Já os Oficiais do Quadro Técnico do Corpo Auxiliar compreendendo os postos: Capitão-Tenente, Capitão de Corveta, Capitão de Fragata e Capitão de Mar e Guerra. Quanto aos Oficiais Engenheiros, os demais postos compreendem: Capitão-Tenente, Capitão de Corveta, Capitão de Fragata, Capitão de Mar e Guerra, podendo ainda ocupar postos de Oficiais Generais, como Contra-Almirante e Vice-Almirante.

Etapas e cronograma

As inscrições poderão ser realizadas no site da Marinha no período de 29 de maio a 11 de junho, com taxa de participação de R$140,00.

O concurso contará com as fases de seleção:

  1. Prova Escrita Objetiva de Conhecimentos Profissionais, de caráter eliminatório e classificatório;
  2. Prova Discursiva de Conhecimentos Profissionais, de caráter eliminatório e classificatório (Exceto para CP-CapNav);
  3. Redação, de caráter eliminatório e classificatório;
  4. Tradução de texto, de caráter eliminatório e classificatório (Apenas para CP-CEM);
  5. Eventos Complementares
    • Verificação de dados biográficos, de caráter eliminatório;
    • Inspeção de Saúde, de caráter eliminatório;
    • Teste de Aptidão Física (natação e corrida), de caráter eliminatório;
    • Prova de Títulos, de caráter classificatório;
    • Teste de Aptidão Psicológica, de caráter eliminatório;
    • Verificação de documentos, de caráter eliminatório.
Sair da versão mobile