Ícone do site

Concurso CGU: solicitado

Essa notícia foi publicada em 17 de agosto de 2023

Com o objetivo de fortalecer suas operações e aprimorar os serviços oferecidos, a Controladoria-Geral da União (CGU) apresentou uma solicitação ao governo brasileiro para a realização de um novo concurso dentro do prazo legal, que se encerrou em 31 de maio de 2023.

A avaliação dessa solicitação está a cargo do Ministério da Economia (MGI), que deverá em breve emitir seu parecer. Caso seja decidida a autorização para a realização do certame, é provável que seja divulgada uma portaria preliminar, contendo a previsão de vagas disponíveis e o prazo final para o lançamento do edital de abertura.

Sobre o órgão

A CGU é a Controladoria-Geral da União, um órgão do Governo Federal que cuida da defesa do patrimônio público, da transparência da gestão e do controle da corrupção.

As principais funções da CGU são: realizar auditorias públicas nos órgãos e entidades do Governo Federal; apurar e punir irregularidades cometidas por agentes públicos; prevenir e combater a corrupção; monitorar e orientar o cumprimento da Lei de Acesso à Informação; receber e encaminhar denúncias, reclamações e elogios dos cidadãos por meio da ouvidoria; e promover a transparência na gestão pública.

A sede da CGU fica em Brasília, no Distrito Federal, mas existem unidades regionais em todos os estados brasileiros.

Situação atual

O último concurso ainda está em vigor. O órgão planeja convocar pelo menos mais 93 candidatos da lista de excedentes.

De acordo com os registros apresentados pelo Governo, a Controladoria-Geral da União (CGU) possui atualmente 2.778 funcionários em atividade, enquanto 339 estão afastados ou em licença, totalizando um contingente de 3.117 indivíduos. Em contrapartida, a soma dos aposentados e pensionistas corresponde a 1.114.

Além disso, é importante enfatizar que a quantidade de posições não preenchidas excede a de funcionários em serviço, o que ressalta a urgência da realização de um novo concurso nos próximos meses. Segundo informações obtidas até agosto, o número de cargos vagos alcançou a marca de 2.894.

Movimentações nos últimos anos

O certame mais recente ocorreu em 2021, sob organização da FGV, disponibilizando 375 vagas distribuídas nos cargos de Técnico Federal de Finanças e Controle (TFFC) e Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC), sendo este último para as especialidades de Auditoria e Fiscalização, Tecnologia da Informação, Contabilidade Pública e Finanças, Correição e Combate à Corrupção.

A lotação ocorreu nas cidades de Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Recife (PE), São Paulo (SP), Rio Branco (AC), Manaus (AM), Macapá (AP), Belém (PA), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR) e Palmas (TO).

Sair da versão mobile