Ícone do site

Concurso Bombeiros PB: inscrições abertas

Essa notícia foi publicada em 14 de outubro de 2022

As inscrições estão abertas para o edital nº 001/2022 – BM 2023, referente a provimento de 12 vagas para o cargo de Oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba (CBMPB). Confira neste artigo mais detalhes sobre o certame.

Distribuição das vagas e carreira

Serão 10 vagas de ampla concorrência e 02 vagas reservadas para candidatos negros.

A carreira no Corpo de Bombeiros Militar se inicia com o Curso de Formação de Oficiais (CFO), na condição de Cadete BM 1º Ano. Após graduação, a condição será de Aspirante-a-Oficial Bombeiro Militar. Tendo cumprido o estágio probatório de seis meses (no mínimo), passará a ser nomeado ao posto de 2º Tenente QOBM, para então fazer parte do Quadro de Oficiais Combatentes do Corpo de Bombeiros após a graduação, como Oficial Engenheiro de Segurança Contra Incêndio e Pânico.

A remuneração será:

Etapas e cronograma

As inscrições poderão ser realizadas no site do Corpo de Bombeiros da Paraíba até 28 de outubro. A taxa de participação é de R$80,00.

O concurso contará com três fases de seleção: exame intelectual (composto pelas provas escritas do ENEM 2022), exames complementares (de saúde, de aptidão física e psicológico) e avaliação social.

Para o exame de aptidão física, de caráter eliminatório, os índices requiridos são:

Último concurso

O certame mais recente para o cargo de Oficial ocorreu em 2021, com total de 12 vagas. O concurso contemplou três fases: Exame Intelectual (Provas Escritas – ENEM 2021), Exames Complementares (Exame de Saúde, Aptidão Física e Exame Psicológico) e Avaliação Social (somente para candidatos convocados para a pré-matrícula).

Sair da versão mobile