Ícone do site

Concurso BNDES: edital iminente

Essa notícia foi publicada em 3 de março de 2023

Aloizio Mercadante, novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), informou em seu discurso de posse, em 6 de fevereiro, a intenção de retomada de seleções para a Instituição. Confira neste artigo mais detalhes sobre as vagas previstas.

Situação Atual

Por se tratar de um banco estatal, este não necessita de autorização do governo federal para a realização de concursos, ficando a cargo da própria presidência do órgão o aval para preenchimento de seu quadro de pessoal.

Contudo, a abertura do novo certame será negociada diretamente com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, responsável por analisar os pedidos e autorizar os concursos federais.

O próximo passo após a aprovação de concurso é a definição da banca organizadora e então a publicação do edital.

Vagas e Lotação

O BNDES é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços para financiamento de longo prazo e investimento nos diversos segmentos da economia brasileira. Possui atuação em todo o território nacional, a partir do escritório no Rio de Janeiro (RJ), da sede oficial em Brasília (DF) e de representações regionais em São Paulo (SP) e no Recife (PE).

Até o momento não há informações sobre os cargos e a quantidade de vagas que serão preenchidas, mas, de acordo com a estrutura de servidores, há cargos para:

Último concurso

O certame mais recente ocorreu em 2012. Na ocasião foram ofertadas vagas de cadastro reserva para cargos de Técnico Administrativo e Profissional Básico em diversas formações, sob organização da Fundação Cesgranrio.

Provas anteriores

Provas objetivas – Profissional Básico

Provas discursivas – Profissional Básico

Provas objetivas e Redação – Técnico Administrativo

Gabaritos

Sair da versão mobile