Essa notícia foi publicada em 17 de janeiro de 2024
O Banco Central do Brasil (BACEN) publicou edital de 100 vagas de nível superior para o cargo de Analista. O mesmo foi publicado em Diário Oficial da União | Edição: 11 | Seção: 3 | Página: 173. Confira neste artigo mais detalhes sobre o certame.
Sobre o órgão
O Banco Central do Brasil (BCB) é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Economia, que tem como objetivo principal assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda nacional. Além disso, o BCB também é responsável por zelar pela estabilidade do sistema financeiro, suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego. O BCB é responsável por emitir a moeda nacional, o Real, e também por fiscalizar e regulamentar as atividades do sistema financeiro brasileiro.
Das vagas
Do total, há vagas de ampla concorrência e vagas reservadas para pessoas com deficiência (5%) e pessoas negras (20%). As oportunidades estão distribuídas em:
- Analista – Economia e Finanças: 50 vagas;
- Analista – Tecnologia da Informação: 50 vagas.
Etapas e cronograma
As inscrições podem ser realizadas no site da banca organizadora no período de 22 de janeiro a 20 de fevereiro, com taxa de participação de R$150,00.
O concurso contará nas etapas:
- Provas Objetivas, de caráter eliminatório e classificatório
- P1: Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa, Noções de lógica e estatística, Direito administrativo, Fundamentos de microeconomia e macroeconomia
- P2: Conhecimentos Específicos
- Provas Discursivas, de caráter eliminatório e classificatório
- P3: Questão dissertativa
- P4: Questão dissertativa
- Sindicância de vida pregressa, de caráter eliminatório
- Avaliação de títulos, de caráter classificatório
Último concurso
O último certame para o órgão ocorreu em 2013, ofertando 500 vagas para Técnicos e Analistas em diversas especialidades, sob organização do CESPE (atual Cebraspe). As oportunidades foram distribuídas em:
- Analista
- Área 1 – Análise e Desenvolvimento de Sistemas
- Área 2 – Suporte à Infraestrutura de Tecnologia da Informação
- Área 3 – Política Econômica e Monetária
- Área 4 – Contabilidade e Finanças
- Área 5 – Infraestrutura e Logística
- Área 6 – Gestão e Análise Processual
- Técnico
- Área 1 – Suporte Técnico-Administrativo
- Área 2 – Segurança Institucional